Ex.Saúde, Presidente, Governo
Cerca de 50 policiais foram mortos nos protestos que abalam o Irã desde setembro, disse o vice-ministro das Relações Exteriores nesta quinta-feira (24), dando o primeiro número oficial de mortos em meio à intensificação da repressão em áreas curdas nos últimos dias.
As forças de segurança iranianas têm entrado em confronto com manifestantes em todo o país, e a comissão de direitos humanos da Organização das Nações Unidas (ONU) afirmou que mais de 300 manifestantes morreram desde a morte sob custódia da curda Mahsa Amini, de 22 anos, em 16 de setembro.
O chefe da ONU Volker Turk disse que o Irã enfrenta “crise de direitos humanos de pleno direito”, com 14 mil pessoas presas até agora, incluindo crianças. Ele falou antes de uma sessão especial em Genebra para analisar a criação de um grupo destinado a apurar os fatos.
“Cerca de 50 policiais foram mortos durante os protestos e centenas ficaram feridos”, afirmou o vice-ministro das Relações Exteriores do Irã, Ali Bagheri Kani, que é também o principal negociador nuclear do Irã, em entrevista à televisão indiana.
Ele não falou sobre o número de manifestantes mortos, mas disse que o Ministério do Interior formou um painel para investigar as mortes.
Os protestos desencadeados pela morte de Mahsa Amini, depois que ela foi detida pela polícia da moralidade por trajes considerados impróprios sob o estrito código de vestimenta islâmico do Irã, se espalharam rapidamente por todo o país. A reivindicação se concentram nos direitos das mulheres, mas os manifestantes também pedem a queda do líder supremo aiatolá Ali Khamenei.
*É proibida a reprodução deste conteúdo.
As partidas dos Grupos A e B abrem a segunda rodada da competição de seleções. País de Gales e Irã, no Estádio Ahmad Bin Ali, é o primeiro jogo do dia.
Em rápida entrevista, o atacante do Tottenham (Inglaterra) também falou da responsabilidade de ser o camisa nove da seleção brasileira na Copa do Catar.
Presidente eleito esteve em reunião do Grupo Técnico de Saúde da transição de governo, em Brasília, na qual estiveram presentes cinco ex-ministros da saúde.
País soma desde o início da pandemia 689.341 mortes por covid-19, segundo o boletim epidemiológico mais recente divulgado hoje pelo Ministério da Saúde.
Em coletiva, técnico da seleção brasileira disse que a vitória de 2 a 0 na estreia do Grupo G da Copa do Catar tirou uma grande pressão dos ombros da equipe.
Cariocas e turistas se reuniram nos bares do tradicional bairro boêmio da capital carioca para torcer pela seleção brasileira em sua estreia na Copa do Catar.
Rodrigo Lasmar afirmou, em entrevista coletiva, que o momento é de aguardar a evolução da lesão do jogador para fazer uma avaliação mais detalhada mais à frente.
Com o desempenho de hoje, a moeda norte-americana acumula alta de 2,79% em novembro. Em 2022, a divisa cai 4,77%.
“Se a seleção continuar jogando o que jogou hoje, acho que pode dar [para ganhar o título]”, disse o comerciante Elizeu Santos, uma das 25 mil pessoas que conseguiu ingresso para o Fifa Fan Festival.
A tensão dos torcedores ficou nítida por boa parte do jogo. Somente após o gol de Richarlison, aos 18 minutos do segundo tempo, o público voltou a vibrar.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google
Autoridade iraniana diz que 50 policiais morreram em protestos – Portal EBC
