Meses após estrear nos cinemas dos Estados Unidos, chega ao Brasil o filme Oferenda ao Demônio, do diretor Oliver Park. O longa de terror entrega exatamente o que o título sugere, trazendo uma produção mediana em meio a muito potencial.
Em Oferenda ao Demônio, Arthur (Nick Blood) volta à casa do pai, dono de uma funerária, na missão de conseguir convencê-lo a vender a propriedade. O personagem busca dinheiro para ajudar a quitar os custos gastos com fertilização da esposa, Claire (Emily Wiseman).
No entanto, ele não esperava que fosse encontrar uma entidade demoníaca capaz de confundir suas vítimas, se apossar de corpos já mortos e provocar ilusões. O demônio em questão tem uma origem bastante específica, vindo de uma tradição judaica ortodoxa, com o filme todo acontecendo exatamente neste cenário.
Atenção: esta crítica pode conter spoilers de Oferenda ao Demônio!
O filme Oferenda ao Demônio se baseia em tradições judaicas para explicar as motivações da criatura demoníaca que atormenta a família que vive na funerária, afinal nenhum filme de terror com demônios acontecem a partir de um contexto raso.
Então, Oliver Park não poupa em explorar todos os clichês que um longa demoníaco pode oferecer. Vemos, por exemplo, a personificação da criatura em uma espécie de belzebu que faz barulhos estranhos com a boca como se fosse, de fato, um animal selvagem.
O filme também traz alguns jumpscares, aquelas cenas que nos fazem pular da cadeira de susto, além de cenas misteriosas na escuridão, flashes de luzes constantes e muitos gritos. Tudo é muito explícito, desde os rituais até as aparições, tornando Oferenda ao Demônio um longa com uma mescla de elementos do gênero e fraco de surpresas.
Mesmo com toda essa demonstração demoníaca, o filme peca em diálogos mais longos e profundos que realmente sustentam a história. A esposa de Arthur, por exemplo, passa a maior parte do tempo vagando pela casa segurando sua barriga de grávida e levando sustos constantes em vez de ter sua história mais desenvolvida antes de ser uma vítima do demônio.
Oferenda ao Demônio é uma produção que tinha potencial para se tornar uma trama de terror mais profunda e assustadora, mas é apenas um filme básico. Se tivesse um pouco mais de tempo de duração para ser aprofundado, o longa teria tempo de sobra para causar medo real e se consagrar entre tantos outros filmes de horror.
Por fim, a trama entrega o que se propõe a fazer, já que são poucos os atrativos oferecidos tanto o visual quanto na sinopse. Vale a experiência de conferir, ainda que possa ser esquecível.
Oferenda ao Demônio está em cartaz nos cinemas de todo o Brasil e você pode garantir o seu ingresso na Ingresso.com.
Acesso 09/02/23 , Disponível em CanalTech.com.br