Ex.Saúde, Presidente, Governo
Em uma ação conjunta com o governo do Uruguai, o Ministério da Saúde do Brasil promoveu hoje (26) em Sant’Ana do Livramento (RS) – cidade vizinha do município uruguaio de Rivera – o Dia “D” da Campanha de Vacinação nas Fronteiras. O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, destacou que essa estratégia teve início em maio em todas as cidades que fazem fronteira com países da América do Sul.
“São 33 cidades gêmeas, cidades binacionais e, às vezes, tríplice fronteira, onde habitam mais de 1,3 milhão de brasileiros”, apontou durante a cerimônia de abertura que contou também com autoridades uruguaias e locais.
“O motivo aqui é falar da importância do esquema de vacinação que temos nos nossos países. Durante a pandemia, em alguns países, alguns mais e outros menos, a cobertura da carteira de vacinação baixou”, alertou o ministro de Saúde do Uruguai, Daniel Salinas.
Ele chamou atenção, sobretudo, para a poliomielite. “Não temos casos, mas já está ocorrendo em outros países”, lamentou. Salinas convocou pais, mães e responsáveis a vacinar as crianças. “Temos que ter iniciativa frente a essas doenças e proteger os mais desvalidos e as crianças, que não têm o poder de decisão de se vacinar.”
Em Sant’Ana do Livramento, as vacinas estão disponíveis no Parque Internacional da cidade. Pessoas de todas as idades podem se imunizar com as doses recomendadas, de acordo com o Calendário Nacional de Vacinação. Estão disponíveis as seguintes vacinas: poliomielite, tríplice viral, covid-19, febre amarela e influenza.
“Nós só estaremos seguros quando todos estiverem seguros. não só em relação a doenças que são transmissíveis, mas também a outras doenças, doenças crônicas não transmissíveis que são as principais causas de óbito”, declarou o ministro.
Com a campanha, quem mora na cidade gaúcha ou em Rivera, no Uruguai, pode ter acesso às vacinas em qualquer dos países. “É um esforço conjunto para termos segurança sanitária”, disse Queiroga.
O ministério reforça que a baixa cobertura vacinal nas regiões de fronteira representa um grave risco para à saúde pública. A meta do órgão é atualizar a situação vacinal da população, de todas as faixas etárias, residente nos municípios brasileiros ou estrangeiros que estiverem no Brasil. Esse esforço na fronteira tem como objetivo impedir a reintrodução de doenças imunopreveníveis em território nacional.
A intensificação vacinal na fronteira segue até 16 de dezembro.
Edição: Lílian Beraldo
Europeus saem atrás, mas ganham por 4 a 1 com grandes atuações de Kramaric (foto) e Perisic. Triunfo deixa seleção do Leste Europeu na liderança do Grupo F, à frente de Marrocos.
A segunda-feira (27) também é dia de Camarões e Sérvia, a partir das 7h no Estádio Al Janoub. O Brasil entra em campo às 13h para medir forças com a Suíça.
Álvaro Morata abriu o placar para a seleção ibérica, e Niclas Füllkrug empatou. A Espanha segue líder do grupo, com 4 pontos; seguida de Japão (3), Costa Rica (3) e Alemanha (1).
Até o momento, foram aplicadas 493 milhões de doses de vacinas, sendo 180 milhões com a 1ª dose e 163 milhões com a 2ª dose. A dose única foi aplicada em mais de 5 milhões de pessoas.
A orientação é que, diante de qualquer ocorrência, a população entre em contato por meio do telefone 199 ou 193. Há risco de enxurradas e deslizamentos em 41 municípios.
Eleições suplementares ocorrem quando há a anulação de mais da metade dos votos concedidos ao candidato – no caso, prefeito. A anulação é determinada por decisão da Justiça Eleitoral.
Exame passará a ter prova voltada para conhecimentos previstos na Base Nacional Comum Curricular e redação e outra voltada para a formação específica obtida no ensino médio.
Treinador da seleção brasileira disse que mistério será revelado somente na hora da bola rolar. Duelo da segunda rodada do Grupo G começa às 13h desta segunda-feira.
Números sorteados são 02 – 05 – 27 – 30 – 46 – 53. Apesar de o prêmio principal não ter saído, 138 pessoas acertaram cinco números e receberão R$ 29.679,12.
Os produtores de eletricidade ainda não conseguiram retomar o fornecimento total de energia após os ataques russos na quarta-feira e não têm escolha a não ser economizar energia.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google
Dia “D” reforça campanha de vacinação em cidades de fronteira – Portal EBC
