Através do Termo de Convênio n.º 2711-2022, firmado entre a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso e a Prefeitura Municipal de Nobres tem por objeto, conforme dados da contratualização, a “Contratação de empresa de tecnologia da informação para fornecimento de licença de direito de uso de software integrado de gestão pública, plataforma web/desktop, com suporte técnico e manutenção, incluindo a implantação, migração de dados, customização, parametrização e treinamento, visando atender às necessidades de serviços e de modernização da administração pública de Nobres/MT.”
A implantação de sistema de Voucher Único Digital para o turismo em Nobres/MT, após o contrato firmado, tem a duração de dois anos, entre 2023 e 2024, conforme se informou. E o cadastramento das empresas, segundo exigências, foi estabelecido em prazo até 20/06, para cadastramento das agências através de chamamento, conforme divulgação já ocorrida.
No período de 30 dias a contar da data de 20/06, conforme compromisso cumprido, foram feitas visitas nos atrativos para efetuar a inclusão de dados específicos no sistema e treinamento para operá-lo, de acordo com o planejado, onde foram também incluídas agências de turismo devidamente reguladas e marcados treinamentos em grupos de três a cinco agências por vez, em locais específicos de acordo com a logística de cada uma.
Feito isto, está se adequando algumas funcionalidades do sistema, sanando algumas pendências e em breve deve-se iniciar a operação. Todas as visitas foram acompanhadas pelas secretarias de Fiscalização Tributária e Turismo e Cultura, juntamente com Pedro Oliveira, responsável contratado pela implantação de toda a sistemática e o Sim.
Importante destacar que o custeio e a implantação de toda a funcionalidade do voucher único é a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso (SEDEC) com contrapartida do município, conforme informações colhidas junto a Secretaria Municipal de Turismo de Nobres, onde também se apurou que o convenio terá a duração de dois anos.
O prefeito Leocir Hanel, o secretário de Fiscalização, Micael Calisto, e técnicos e assessores da Fiscalização e da área de Turismo estiveram reunidos, em junho, com Pedro Oliveira para detalhamentos da funcionalidade de todo o processo.
Então, todos os que visitarem Nobres, ainda este ano, terão voucher eletrônico, através do acordo de cooperação técnica firmado entre o Governo do Estado (SEDEC/MT) e a Prefeitura do município.
Em princípio, a proposta é controlar o fluxo de turistas dentro dos espaços, mantendo as regras de preservação ambiental e, consequentemente a conservação do local.
Fonte: Prefeitura Municipal de Nobres