Por Dácio Castelo Branco | Editado por Claudio Yuge | 24 de Novembro de 2021 às 10h20
Link copiado!
A OLX já vem a um bom tempo ganhando popularidade por conta de suas funções de venda informal, entre duas pessoas, sem envolvimento de terceiros. Porém, com essa liberdade, também vem junto os golpes.
Tentando mitigar as ocorrências de golpes, a empresa introduziu novas ferramentas, como a carteira digital OLX Pay, que envia notificações sobre qualquer venda para o dispositivo cadastrado. Porém, mesmo com ela, as fraudes continuam ocorrendo.
Entre os vários golpes presentes na plataforma, um em especial se destaca: o do falso pagamento. Veja a seguir como ele ocorre e como se prevenir:
O principal golpe que ocorre na OLX é o do falso pagamento, que consiste em um usuário comprando um item anunciado na plataforma, e fecha negócio rapidamente com o vendedor.
Ao mostrar o comprovante de pagamento para o vendedor, ele usa documentos falsos, que levam a vítima a acreditar que a quantia já foi transferida, assim o levando a enviar o produto, efetivamente roubando o item.
Existe outra forma deste golpe, que ocorre com mais frequência. Nela, o fraudador pede para que o vendedor anuncie o item em outra plataforma de compra e venda. Normalmente, o pedido vem também com uma promessa de poder pagar um valor acima do que foi anunciado na OLX.
Depois disso, ele solicita o endereço de e-mail do vendedor alegando que isso é necessário para a conclusão da transação e envia um comprovante falso de pagamento, geralmente com a mensagem com uma aparência semelhante aos comprovantes de outras plataformas. Feito isso, o criminoso começa a pressionar a vítima para que ela envie o produto por Sedex ou outro tipo de transporte rápido, para evitar que ele perceba o falso pagamento.
É importante destacar que outros golpes ocorrem na plataforma, afetando também os compradores. Listamos alguns dos principais a seguir:
Para evitar se tornar mais uma vítima desses golpes na OLX, recomendamos os seguintes passos:
Manter suas conversas e negociações dentro da OLX aumenta sua segurança, já que o site terá todos os registro da negociação. Além disso, havendo qualquer irregularidade durante o processo, entre em contato com os canais oficiais da plataforma, que oferecem canais de denúncia e atendimento personalizados para cada caso.
Um dos principais recursos utilizados em golpes na internet é a extração de dados de sua vítima. Por isso, é importante evitar compartilhar informações como número de RG e CPF, endereço ou telefone. Caso haja a necessidade de uma transação maior, como a compra ou venda de um carro ou imóvel, só compartilhe os documentos com os órgãos legais que selam as vendas, como cartórios ou DETRAN.
Funcionários da OLX e de outras plataformas de vendas indiretas nunca participam do processo de trocas e entregas de produtos negociados em seus serviços, assim como também nunca enviam cobranças em nome da empresa.
Na dúvida, consulte os canais oficiais de comunicação das companhias, como a Central de Ajuda da OLX, que também serve para denúncia de golpes.
Em qualquer venda online, é necessário tomar todos os cuidados para não cair em golpes. Por isso, só libere seu produto após a verificação do pagamento. Caso tenha optado pelo pagamento junto ao banco ou outra instituição financeira, confira o valor na conta antes de enviar. Adotar essa medida vai garantir total segurança em suas transações, evitando que você caia em futuras fraudes.
Caso você use a carteira digital OLX Pay, todas as notificações de vendas da plataforma podem ser vistas no próprio chat com o possível comprador, ajudando a saber se a transferência foi realmente realizada.
Fonte: OLX
OLX | Como evitar golpes na plataforma? – Canaltech
